Auditoria Técnica – Conselho de Curadores

Sobre a Auditoria

A auditoria interna, segundo o IIA Brasil, é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

São pressupostos ou elementos de seu funcionamento:

Independência = Isenção para a avaliação (Auditoria)

Objetividade = Imparcialidade no julgamento (Auditor)

No âmbito da Universidade Federal Fluminense, a Auditoria Técnica exerce a função de Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG), sendo hierarquicamente subordinada ao Conselho de Curadores, estando sujeita à supervisão técnica e orientação normativa da Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

A auditoria interna governamental possui dois campos não-excludentes de atuação: a avaliação e a consultoria.

Segundo a Instrução Normativa SFC/CGU nº 03/2017, os serviços de avaliação compreendem a análise objetiva de evidências pelo auditor interno governamental com vistas a fornecer opiniões ou conclusões em relação à execução das metas previstas no plano plurianual; à execução dos programas de governo e dos orçamentos da União; à regularidade, à economicidade, à eficiência e à eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública; e à regularidade da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

Ainda de acordo com a norma, os serviços de consultoria representam atividades de assessoria e aconselhamento, realizados a partir da solicitação específica dos gestores públicos. Os serviços de consultoria devem abordar assuntos estratégicos da gestão, como os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos e ser condizentes com os valores, as estratégias e os objetivos da Unidade Auditada. Ao prestar serviços de consultoria, a UAIG não deve assumir qualquer responsabilidade que seja da Administração.

RSS Ementário de Gestão Pública

  • EGP Entrevista: OKR no setor público 8 de novembro de 2024
    Caríssimos(as) leitores(as)! Há 4 anos publicamos pelo Ementário uma entrevista sobre o método Objectives and Key Results (OKR): https://ementario.info/2020/10/01/ementario-de-gestao-publica-no-2-392/. Chegou o momento de revisitarmos o tema. Em que aspectos o OKR agrega mais valor que as metodologias tradicionais de planejamento estratégico no setor público? Existem hoje boas referências de órgãos públicos, no Brasil e no […]
  • EGP Entrevista: A formação em Administração Pública no Brasil 25 de outubro de 2024
    Amigos(as) leitores(as) do Ementário! Diversos são os desafios na formação de alunos(as) nos cursos de Administração Pública no Brasil. Como as universidades e as escolas de governo devem preparar seus cursos para as competências que o Estado brasileiro precisará nos próximos anos? Como as novas tecnologias e a Inteligência Artificial impactarão nos trabalhos dos(as) servidores(as)? […]

Endereço

Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói - RJ, 24220-900
Skip to content