Auditoria Técnica – Conselho de Curadores

Sobre a Auditoria

A auditoria interna, segundo o IIA Brasil, é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

São pressupostos ou elementos de seu funcionamento:

Independência = Isenção para a avaliação (Auditoria)

Objetividade = Imparcialidade no julgamento (Auditor)

No âmbito da Universidade Federal Fluminense, a Auditoria Técnica exerce a função de Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG), sendo hierarquicamente subordinada ao Conselho de Curadores, estando sujeita à supervisão técnica e orientação normativa da Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

A auditoria interna governamental possui dois campos não-excludentes de atuação: a avaliação e a consultoria.

Segundo a Instrução Normativa SFC/CGU nº 03/2017, os serviços de avaliação compreendem a análise objetiva de evidências pelo auditor interno governamental com vistas a fornecer opiniões ou conclusões em relação à execução das metas previstas no plano plurianual; à execução dos programas de governo e dos orçamentos da União; à regularidade, à economicidade, à eficiência e à eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública; e à regularidade da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

Ainda de acordo com a norma, os serviços de consultoria representam atividades de assessoria e aconselhamento, realizados a partir da solicitação específica dos gestores públicos. Os serviços de consultoria devem abordar assuntos estratégicos da gestão, como os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos e ser condizentes com os valores, as estratégias e os objetivos da Unidade Auditada. Ao prestar serviços de consultoria, a UAIG não deve assumir qualquer responsabilidade que seja da Administração.

RSS Ementário de Gestão Pública

  • Ementário de Gestão Pública nº 2.551 24 de maio de 2024
    Normativos LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS. LEI Nº 14.770, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2023. Altera a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), para determinar o modo de disputa fechado nas licitações de obras e serviços que especifica, facultar a adesão de Município a ata de registro […]
  • Ementário de Gestão Pública nº 2.550 20 de maio de 2024
    Normativos REAJUSTE DE BENEFÍCIOS. PORTARIA MGI Nº 2.829, DE 29 DE ABRIL DE 2024. Fixa valor mensal per capita para a participação da União no custeio da assistência à saúde suplementar dos servidores públicos do Poder Executivo federal, dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar dos extintos Territórios Federais do Amapá, […]

Endereço

Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói - RJ, 24220-900
Skip to content